segunda-feira, 11 de agosto de 2014

O diário de Zlata

              O Diário de Zlata é um livro muito interessante, pois mostra o cotidiano da vida na guerra sob o olhar de uma criança.
       Um fato que podemos claramente observar durante a leitura, é o amadurecimento do narrador-personagem, no caso Zlata Filipovic, que no começo do livro escreve coisas bobinhas e infantis, como a expressão usada por ela " Viva o sábado". Com o tempo, Zlata começa a escrever de uma maneira mais adulta, contando sobre a guerra, as mortes, os bombardeios, suas angústias, seus medos, os parentes que se foram, etc.


       UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA:
       O livro é narrado em primeira pessoa, e conta a história de uma menina na guerra.
       Zlata era uma criança que morava em Sarajevo com seus pais e sua família, que tinha muitos amigos e frequentava a escola. Ela passa por momentos horríveis e incomuns quando a guerra eclode na ex- Iugoslávia, e sua vida vira de cabeça para baixo: não pode mais ver os amigos, frequentar a escola e nem mesmo sair de casa nos dias de muito caos. Suas preocupações, medos e sentimentos mudam e tornam-se frequentes. Ela tem que ser muito forte e madura para conseguir sobreviver e não enlouquecer em meio a toda a confusão que a guerra causava.
                                               
                                                                    ( Zlata Filipovic)
     
          OPINIÃO:
      Eu realmente gostei de ler o livro, pois pude entender, minimamente, a realidade de alguém que vive na guerra, que enfrenta momentos como os que Zlata passou, que me fez entender que a vida não é fácil para muitos, e que também é imprevisível.
      Recomendo o livro e espero que gostem!
                                       

( Zlata nos dias atuais)
 


            Luana Bacci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário